quarta-feira, 10 de junho de 2009

A história do Balet

O Ballet, tal como conhecemos nos dias de hoje, teve seu berço na Itália, a pouco mais de 500 anos. O primeiro espetáculo propriamente dito foi realizado por ocasião das bodas do Duque de Milão, em 1489. Nesses espetáculos, os bailarinos eram homens, pois as mulheres não tinham permissão de bailar em público. As vestimentas eram complicadas e pesadas, limitando a extensão e a variedade dos passos.

Vivemos uma época em que o ballet atingiu um nível difícil de ser superado. As coreografias são completas: música, cenário e movimentos se unem para transmitir a ação dramática, em vez de reproduzir em cena os exercícios de sala de aula.

A história da Dança Flamenca

Inicialmente, o Flamenco é uma belíssima forma de expressão de um grupo de oprimidos. Sua origem é fortíssima e vai desde suas canções árabes e cantos rituais hebráicos até os cantos eclesiáticos, as suas músicas bizantinas, os cantes populares marineiros e campesinos, além de muitas outras influências.

Possui uma essência própria, banhada em mistério, que tomam conta dos espectadores de forma sedutora e mágica.

A História do JAZZ

A sua origem a Dança Jazz tem raízes essencialmente populares.As diferentes técnicas do Jazz, tem demonstrado que muitos princípios foram herdados do Ballet Clássico e da Dança Moderna, e alguns professores tem divulgado e desenvolvido seus métodos de fundamentação técnica para a formação do bailarino cada vez mais ecléticos. Poucos sabem qual será o futuro e suas novas influências, mas o que se pode afirmar é que até hoje, o Jazz tem sido uma das formas mais importantes da expressão artística.

A história da Dança do Ventre

Acredita-se que no antigo Egito

as sacerdotisas do templo de Ísis

homenageavam a sua deusa com a

dança do ventre. Ísis, por sua vez,

retribuía a seu povo fertilizando o campo,

as águas e as mulheres.

Nos dias de hoje, a dança do ventre é vista como

provocante e sensual, mas é necessário que sejam lembrados

os valores culturais e históricos que ela possui.

Artigo enviado por Laiane Soares.

Dança De rua

A dança de rua teve sua origem nas classes mais humildes da sociedade, que buscam na música e na dança uma forma de expressão de seu universo.

Surgiu nos encontros e festas dos negros e latinos, que sem dinheiro, buscavam nas ruas, parques e quadras o divertimento e a socialização.

Sapateado americano, salsa afro-cubana, várias danças africanas,outras nativas, americanas e os filmes de artes marciais dos anos 70, acrescentados a criatividade individual, colaboraram com o surgimento da Dança de Rua.

Atualmente a Dança de Rua é a forma mais fácil de atingir o jovem, influenciando-o para as questões políticas, atitudes, ideologia e moda. Mais do que uma técnica de dança ela é uma maneira de agir, pensar, vestir e viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário